acessos

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Mangá passo á passo

Mangá passo á passo


Todos sabemos como os mangakas trabalham duro todos os dias para que nosso querido manga chegue as bancas;mas quem nunca se perguntou como e feito e serializado um manga?

No Japão existem varias revistas que publicam mangas. Estas revistas têm um departamento especifico, onde são examinados todos os dias vários títulos de novatos; este departamento é dividido em 2 partes: editores é editor chefe; os editores são divididos em grupos, e cada grupo tem um editor Líder. Para uma pessoa ser considerada um mangaká ele tem que viver apenas disso, até lá ele chamado de “Apostador”. Entre a idealização de uma historia e sua serialização existem as seguintes etapas:

1°etapa: O “apostador” terá que criar uma história para seu mangá.
2°etapa: Agora vem o “name”, um rascunho do manuscrito, tem traços simples, onde o objetivo apenas demonstrar idéia principal da história.
3°etapa: Essa é a última e mais demorada dentre as etapas, de um manuscrito, o “apostador” tem que desenhar os personagens, cenários, onomatopéias dentre outros e depois passar caneta em tudo.
O manuscrito esta pronto.

4°etapa: E hora de mostrar o trabalho feito a um editor.
 Na reunião ao entregar o manuscrito, o editor vai ler é dar a sua opinião, dizendo o que gostou e o que precisa ser mudado. Depois da avaliação o manuscrito pode ser indicado a algum prêmio, como o Tekuza (realizado pela Weskly Shonen Jump), o vencedor ganha um one-shot.
Se o one-shot for considerado interessante pelo editor chefe, ele será indicado à reunião de serialização. Na reunião cada editor líder leva os manuscritos dos “apostadores” de seu grupo, e eles decidem entre si e juntamente com o editor chefe os manuscritos que vão ser serializadas, e as séries que serão canceladas.

5°etapa: A etapa da serialização.
 Ao ter seu manga serializado, você ganhara assistentes pra auxiliar na construção artística, ou seja, no desenho dos capítulos, assim ganhando mais rapidez na confecção da serie.

Depois disso você acha que acabou?
Um Mangaká tem que trabalhar dobrado quando se consegui uma série, pois ela pode ser cancelada a qualquer momento.
Toda Semana os leitores respondem a um questionário, onde temos perguntas como: quais as séries mais interessantes? Dentre outras; os mangás que ficam em posições muito ruins correm um serio risco de serem cancelados.
Obigada pelo BlackStar novamente, pois sem ele não teria tantas informaçoes para esta materia.
Ate o proximo post e comentem^.^

Entrevista com Anderson Hyoji Miyahara:

Entrevista com Anderson Hyoji Miyahara:


Boboline: Fale um pouco sobre o fanatismo apresentado por alguns jovens (incluindo eu) em relação ao Japão,país onde você passou sua infancia?
Anderson: Bom, graças aos meios de comunicação e ao Naruto (alem e claro dos nem tão jovens [entre 20 e 27 anos de idade] que eram crianças na época em que os animes estourarão na TV manchete) que muitos jovens brasileiros começaram a ser fãs de animes e consequentemente de mangás em geral.
Óbvio, o Japão foi onde foi inventado, e vamos concordar... É muito mais divertido que esses 'desenhos' americanos que não tem graça.
Talvez os jovens gostem do Japão porque lá não existe tanto preconceito quanto aos otakus igual acontece aqui no Brasil. Andar de cosplay na rua diariamente lá, é normal, e considerado estilo. Se andassem de cosplay aqui no Brasil, seriam considerados "emos", ou outras coisas.
E por muitas outras razões, quem não gostaria de assistir todos os episódios de seu anime favorito sem esforço? , ou de ler aquele mangá que acabou de ser lançado?
Pois é, muitos animes famosos no Japão, só passam na TV brasileira depois de muito tempo, ou seja, você terá que ralar pra procurar esse episódio.
Boboline: O que te encanta mais no Japão?
Anderson: A cultura de lá
Boboline: No tempo que você residiu no Japão onde foi o lugar mais inusitado que você já frequentou?
Anderson: um show de animes não lembro o nome tinha muitos q eu gostava e assistia ah, a Sailor moon tava lá.
Boboline: Você tem vontade de voltar a morar no Japão? Por quê?
Anderson: Claro, mas não para morar, apenas passear.
Lá não é um lugar muito bom para estrangeiros trabalhar (eu não nasce lá só fui morar quando pequeno, pois minha família e de origem japonesa), pois por incrível que pareça, existe preconceito.
E não é muito bom para criar seus filhos.. Só quem morou lá que vai entender.
Se você tiver dinheiro e quiser dar umas voltas por lá,vá em frente e um ótimo lugar para se visitar.
Boboline: Uma ultima mensagem pros leitores do blog, por favor.
Anderson: Otakus! Continuem seguindo o blog da boboline, e se algum dia tiverem muito dinheiro, vão para o Japão. Irão se surpreender.
Boboline: Eu agradeço a você Andy pela entrevista em meu nome e de todos os meus leitores.

Entrevista com Gabriel Abilio

Entrevista com Gabriel Abílio:

Boboline: Quando e como você se tornou otaku?
Gabriel: Não tenho certeza. Desde pequeno eu já assistia viciadamente "Bucky", "Pokemon", "Digimon", "Fullmetal Alchemist"  pela TV, mas acho que comecei a baixar aos 13/14 anos as suas versões em japonês.
Boboline: Seus pais já interferiram em algum projeto seu, que estive-se  relacionado com anime/manga e/ou cultura japonesa?

Gabriel: Nunca foram totalmente contra ou a favor.
Boboline: Como você se tornou organizador do Anime Soul, evento anual que acontece em Palmas, cidade onde eu moro?

Gabriel: Eu fazia curso de técnico em eventos e ouvi sobre a produção de um evento de anime e pedi para me juntar a equipe. Hoje eles são como minha família.
Boboline: Quais são as maiores dificuldades com relação à realização de um evento como o anime soul, que reuniu centenas de pessoas ao longo de seus dois dias de duração (edição 2010)?

Gabriel: Dinheiro falta de apoio por parte das instituições, falta de bons profissionais para prestação de serviços, etc... As pessoas patrocinam muitos eventos de igrejas ou festas que atraem as grandes massas como forrós e cachaçadas. Nada contra, mas a questão de uma mídia intelectualizada juvenil não atrai tanto os patrocinadores. Mas o maior problema sem dúvida são os problemas quanto a recursos humanos e pessoas que pensam que fazer um evento é fácil.
Boboline: Como cosplayer, o que você diria aos jovens que tem o desejo de fazerem um cosplay, só que muitas vezes os pais não apóiam ou ate mesmo proíbem?

Gabriel: Conversa e diálogo. Não há muito que fazer. Se o problema for apenas dinheiro, há muitos cosplays baratos. Faça você mesmo, leve numa costureira o modelo, faça armas de madeira. Criatividade é tudo.
Boboline: Gabriel deixe uma mensagem para meus leitores, por favor.

Gabriel: Não acredite que fazer um evento é fácil. Todo desafio é um inferno, quase tudo vai tender a dar errado. Então sorria no meio do furação e se esforce em dobro para vencer sempre. Nunca desista. Esse é o espírito, a habilidade de um grande guerreiro. (Aquilo que sempre chamamos de "Anime Soul")
Boboline: Gostaria de agradecer a você Gabriel, pela entrevista, em meu nome e em nome de meus leitores.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Moda (de rua) japonesa Harajuku

Moda (de rua) japonesa


Harajuku


Você que leu a primeira parte dessa matéria( http://boboline13.blogspot.com/2011/02/moda-de-rua-japonesa.html ) , deve ter se perguntado: Onde começou e se disseminou os diferentes estilos e tribos  japoneses?
Eis a resposta:
Harajuku.
Após o termino da segunda guerra mundial esse bairro servia de assentamento para as famílias dos militares americanos, e muitos jovens entediados e curiosos começarão e frequentar o lugar a fim de saber coisas novas sobre o ocidente. Ao fim de década de 50, quando os soldados e suas famílias saíram do Japão foram construídas novas moradias abrindo espaço a designers, fotógrafos e modelos do exterior.
Com o tempo o Japão se tornou um país parcialmente aberto ao exterior (devido à segunda guerra mundial) o q influenciou no estilo de seus jovens.
Como harajuku já era conhecido como fonte de novas experiências, ao longo dos anos se estabeleceram ali varias grifes famosas do ocidente, assim como também as já conhecidas japonesas.
Harajuku esta sempre cheia principalmente aos domingos (suas principais ruas são fechadas para facilitar o transito de pedestres que e intenso), quando jovens universitários vão as suas ruas comprar,assistir pequenos shows de rua ou apenas para se encontrarem com outros jovens e conversar sobre os mais diversos assuntos.
Ate o próximo post dessa serie,sigam o blog  e comentem por favor.^.^

Moda (de rua) japonesa

Moda (de rua) japonesa



Ao contrario do que pensão a maioria das pessoas, o Japão não e um pais liberal, quando se diz respeito a jovens estudantes; desde muito cedo quando entram na escola, o governo controla não apenas os seus  uniformes, mas também o tamanho de seus cabelos,seus sapatos e bolsas, tudo é padronizados.

Uniforme tradicional de um colégio japonês:
Eis que um dia acaba o colégio e começa a faculdade, onde não temos presença nem de uniformes nem de restrições quanto a cabelos e roupas; em geral e nessa fase da vida onde os jovens buscam uma forma de expressar seus gostos e estilos, que vem sendo suprimidos ao longo de suas vidas; já tendo em vista que após o termino da faculdade, eles terão que se adequar novamente aos padrões conservadores da sociedade japonesa. E é ai que muitos deles aderem às tribos e aos estilos mais exóticos possíveis.
 
Estilo decora/fruist:

Cosplay Parte 5 Apresentação

Cosplay

Parte 5

Estamos chegando quase ao fim do processo de montagem de um cosplay, incluindo a apresentação.
E é dela que falarei hoje; a apresentação e uma parte muito complicada de se realizar, devido a vários motivos dentre os principais estão: a vergonha de se expor na frente da platéia, a dificuldade de interpretação (se você for um ator essa dificuldade não existe, mas se não for se prepare), e o mais difícil a montagem da apresentação.
A vergonha, você tem que trabalhá-la todos os dias, pois realmente não e fácil se expor, mas pense que a platéia não esta ali te julgando e sim te assistindo; a dificuldade de interpretação será vencida com bastante ensaio, tente entrar na pele do personagem, pensar e agir como ele, assim ficara mais fácil.
A montagem de uma apresentação cosplay e um tanto complicada pra quem não tem tanta experiência, por isso eu aconselho para a sua primeira apresentação uma performance menos complicada, que seja facilmente entendida pelo publico e jurados; tente algo bem característico do personagem como alguma cena famosa ou ate mesmo uma abertura ou encerramento são uma boa ideia.
Segue a baixo uma lista de possíveis apresentações para alguns personagens mais famosos:

Suzumiya Haruhi (Suzumiya haruhi no yuutsu): A dança muito famosa do primeiro encerramento, que ela realiza com as personagens: Nagato yuki e Asahina Mikuru.
Haruhi:
 
Yuki:

Asahina:

Goku (DBZ): reproduzir o golpe genki dama pedindo a ajuda da platéia e depois a soltando contra a própria platéia.
 Goku fazendo a genki dama:
Cerena/Sailor moon(Sailor moon): Dramatizar a transformação, cantar o tema de abertura ou ate mesmo simular uma de suas batalhas(esta ultima serve também para as outras sailors).
Cerena:

Sailor moon:
  
Naruto (Naruto e/ou shippuden): Demonstrar jutsus, simular lutas entre personagens (as sugestões à cima servem também para demais personagens da serie Naruto).
Naruto:

Naruto shippuden:
 
Em caso de personagens que utilizem de golpes característicos, e interessante demonstrá-los.
E só mais uma dica, use a criatividade; um ótimo exemplo dessa criatividade foi a apresentação de uma amiga minha no ano passado, onde ela estava trajada de Aname misa, de Death note, porem não avia ensaiado nada para um apresentação; mas na hora do concurso ela teve a ideia  de que quando subi-se ao palco algumas pessoas da platéia se levantariam (inclusive eu foi ótimo ajudá-la) e a medida que ela fosse apontando de uma a uma essas pessoas iam morrendo como se tivessem seus nomes escritos no death note.Devido a tamanha criatividade e ótima realização da performance ela conquistou o terceiro lugar no concurso cosplay.
Amane misa:
 
Boa sorte em sua apresentação e ate o próximo post ^.^

OBS: Caso queiram mais dicas sobre apresentações e só me enviarem pedidos por meio dos comentários

Cosplay Parte 4 Acessórios

Cosplay

Parte 4

Acessórios

Os acessórios são uma fase um tanto difícil.
Se seu personagem escolhido tiver poucos e fáceis acessórios, será mais fácil montar o look; no caso de ele usar apenas colares pulseiras e brincos, e se você não estiver a fim de comprar em lojas especializadas, que em sua maioria vendem através de sites, que em geral demoram a entregar, então vá a luta procure em lojas de bijuterias e em lojas de curiosidades, você provavelmente não vai encontrar peças exatamente iguais, mas se encontrar algo bem parecido não hesite em usar.
Mas se o personagem usar acessórios difíceis como: báculos, espadas, armas, cajados e etc; existem duas soluções:

1.Comprar as peças já prontas, só que temos o inconveniente de, alem de em geral esse tipo de artigo ser caro também demora um bocado a chegar, se você comprar de um site.

2.Fazer você mesmo, em geral e um tanto difícil fazer você mesmo, mas vale a pena apostar, pois alem de sair muito barato devido ao material, e uma ótima oportunidade de você aprender.

Se você optar por fazer você mesmo, existem vários vídeos no youtube muitos blogs e fóruns que ensinam a montar a sua peça.

Boa sorte e ate o próximo post desta serie ^.^

Cosplay Parte 3 Escolha da roupa de seu personagem e pesquisa

Cosplay

Parte 3

Escolha da roupa de seu personagem e pesquisa

Após a escolha do personagem a ser interpretado, o primeiro passo e a escolha da roupa que o mesmo estará usando.
Olha esta e uma fase um tanto complicada de ser resolvida. Se o personagem a ser interpretado usar qualquer tipo de uniforme ou roupa característica, em minha opinião o mais prudente seria você optar por uma dessas peças, pois ficara mais fácil o reconhecimento por parte do publico, assim facilitando o sucesso de sua performance no palco, porem se você estiver bem seguro quanto a sua apresentação, escolha a roupa que lhe cair melhor.
Agora que você leitor já escolheu o personagem e a roupa a ser usada, chega uma etapa não tão difícil, porem, que deve receber os devidos cuidados, pois o resultado final depende dela a:

A pesquisa de imagens e panos

Na produção de um cosplay temos três opções a serem seguidas:

1.Costurar você mesmo.

2.Comprar a roupa pronta.

3.Mandar fazer em uma costureira.

Se você não sabe costurar, mas conhece uma boa costureira, eu aconselho que mande fazer a roupa, pois além de sair mais barato e não ter frete, você pode acompanhar todo o período de confecção da peça, porem temos o inconveniente correr hum certo risco de o resultado final não sair como o desejado.
Se você optou por mandar fazer a roupa, e chegada a hora de pesquisar por imagens da roupa, para que a costureira possa fazer um bom trabalho e necessário: imagens de todos os ângulos que mostrem bem os detalhes da roupa.
Como podemos ver abaixo:
 shinshi doumei cross otomiya haine

Uma dica, se você não conhece muito bem a questão de que pano usar peça ajuda da costureira, ela escolher um pano que tenha o caimento parecido.
Ate o próximo post, onde falarei sobre os acessórios.
Se gostarão, me sigam e se não deixe um comentário com sua queixa

Cosplay Parte 2 A escolha de seu personagem

Cosplay

Parte 2

Escolha de personagem

Quando estamos pensando em fazer um cosplay à primeira coisa a se fazer é: escolher o personagem certo, tudo bem em geral nunca existe um personagem totalmente certo ou errado, na hora da escolha você deve levar em consideração os seguintes fatores:

1.Conhecer o personagem:

Se esse for o seu primeiro cosplay o ideal e que você escolha um personagem que você já e fã há algum tempo, pois isso vai ajudar na hora interpretação (em geral você ira ficar menos nervoso se estiver vivendo um personagem que conhece e gosta há muito tempo).

2.Aparência física:
Entremos num consenso, se você tem 1,80m de altura seria um tanto difícil fazer cosplay de Rukia que tem 1,50m de altura, não que seja impossível, mas não ficaria tão bom. Então escolha um personagem que tenha pelo menos uma leva semelhança com você (ser igual e quase impossível então não seja tão exigente).

3. Verba:

A verba e essencial na hora da escolha, pois nem todo mundo tem dinheiro sobrando pra gastar com esse tipo de coisa (afinal a maioria dos pais acha que isso e perda de tempo e dinheiro incluindo os meus).
Por isso leve em conta quanto você pode gastar, para depois não ter que abandonar o projeto no meio.

4. Tempo:

Após todas as etapas citadas acima a ultima e mais importante e essa: o tempo. Afinal se já esta ta tudo certo você já escolheu o personagem mais legal que conhece se parece com você e ainda da pra pagar, você se depara com a maior dificuldade de um cosplay, o tempo.
Devido a esse motivo antes de ter certeza do personagem escolhido, verifique o grau de dificuldade dele, e o tempo ate o concurso, pois sempre acontece algum imprevisto e é sempre bom estar preparado.

Ate mais pessoal, a próxima parte dessa matéria será sobre a pesquisa e escolha da roupa do seu personagem.
Se estiverem gostando das matérias comentem, votem na enquête sobre o blog que esta a esquerda do seu monitor e sigam o blog.
^.^

Cosplay Parte 1

Cosplay
Parte 1



Cosplay, a palavra e uma abreviação das palavras costume play que por uma tradução literal significa: representação de personagem a caráter ou ate mesmo brincar de vestir.
Mas cosplay não e apenas vestir, e viver um personagem mesmo que por um curto espaço de tempo onde você é o que você quiser.
Quero dedicar essa parte do blog a falar não só sobre significados, mas também a emoção vivida por nos otakus em um momento tão mágico como este.
No próximo post falarei das etapas de montagem de um bom cosplay.
Comentem, me sigam é ate a próxima ^.^

Palavras e significados que todo otaku deve saber

Palavras e significados que todo otaku/otome deve saber:

Otaku: Fã de anime/manga enlouquecido que vive quase fora da realidade, no caso eu.
Otome: O feminino de otaku.
J-music: Musica japonesa.
Shonen: Manga ou anime que e feito para garotos, emgeral de lutas ou competições como Naruto e Dragon ball.
Shoujo: Manga ou anime que e feito para garotas, em geral de tramas amorosas.
Cosplay: Ato de se vestir como o personagem desejado e em alguns casos de se apresentar em concursos específicos.
Sensei: Mestre em japonês, em geral usado para definir professores.
Japão: Terra dos sonhos onde são criados os animes e mangas.
Tóquio: Nirvana do otaku/otome.
Computador: Veiculo que eleva o grau do otaku/otome, o possibilitando ver os mais diversos tipos de anime e/ou manga.


No futuro voltarei com mais palavras e curiosidade do mundo otaku/otome.
Ate lá ^.^

Trilha sonora otaku

Trilha sonora de um otaku

Eu adoro os seminovos, e acho que vocês vão curtir esse vídeo:(muito fera para os otakus)
 

Vocaloid

Vocaloid e um programa sintetizador de voz que possibilita qualquer pessoa no mundo, e claro que tenha o programa instalado no seu computador, criar uma musica apenas digitando a letra, essa e a parte fácil, e criando o ritmo, que e a parte mais difícil, pois você terá que aprender a utilizar todos os recursos desse software, ele foi idealizado pela yamaha, com o objetivo de servir como backvocals de cantores reais; logo após seu lançamento não obteve o sucesso desejado para o objetivo desenvolvido, porem sua usabilidade foi muito alem de backvocals.
Pouco tempo depois do seu lançamento, os cantores Leon e Lola já estavam cantando canções completas e fazendo um sucesso pequeno se comparado ao que se vê hoje, mas esse sucesso foi o suficiente para motivar as empresas: Crypton future media, PowerFX, Zeroro-G limited e outras a lançarem separadamente, cada personagem da segunda geração de vocaloid; essa que por sua vez estourou no Japão e no mundo.
Os vocaloids revolucionaram o modo de fazer musica, pois hoje em dia não e preciso saber cantar nem tocar para fazer musica de sucesso, e diversos cantores realizam shows em realidade 3D o que atrai o publico e os possiveis compradores de brinquedos, CDs, a artigos ligados aos vocaloids.

Principais Cantores:

Hatsume Miku
Idade:16
Altura:1,58 cm
Peso:42 Kg
Idioma:Japonês
Música:World is Mine


Kaito
Idade:Desconhecida
Altura:1,78 cm
Peso:65 Kg
Idioma:Japonês
Música:Welt Down


Kagamine Len
Idade:14
Altura:1,56 cm
Peso:47 Kg
Idioma:Japonês
Música:Fure fure konayuki


Kagamine Rin
Idade:14
Altura:1,52 cm
Peso:53 Kg
Idioma:Japonês
Música:fuyuzora momory


Meiko
Idade:Desconhecida
Altura:1,65 cm
Peso:48 Kg
Idioma:Japonês
Música:Brigh Tny


Akita Neru
Idade:17
Altura:1,50 cm
Peso:38 Kg
Idioma:Japonês
Música:Kokoro

Yowane Haku
Idade:Desconhecido
Altura:1,63 cm
Peso:45 Kg
Idioma:Japonês
Música:Innocence


Kasane Teto
Idade:31
Altura:1,53.5 cm
Peso:47 Kg
Idioma:Japonês
Música:The secret garden


World is Mine Cantado por Hatsune Miku



Agradeço pela ajuda de Black Star e a Sora-Chan, sem eles a materia ao teria ficado tão boa
ate o próximo post ^.^

Decora subdivisão

Decora

Subdivisões

Child Decora: Em geral usam vestimentas com desenhos infantis, personagens de anime ou qualquer outro tipo de imagem da sua infância:




Pink Decora: Como o nome mesmo afirma tudo é cor-de-rosa, e possivelmente a única cor permitida, alem do rosa e claro, é o branco:





Colorful Decora: Não temos restrições quanto à cor (apesar de suas adeptas usarem em geral cores quentes como: rosa, vermelho e etc.), mas têm que ser bem equilibradas, alguns dos seguidores usam também o cabelo colorido: 




Dark Decora: Seguem basicamente os mesmos princípios das outras subcategorias (o uso excessivo de acessórios, as saias rodadas e etc.), mas as cores dominantes são o preto e branco:




 Lolita Decora ou Lolicora: Uma mistura de decora com lolita, não podemos citar muitas características, pois as lolicoras apenas mesclam as características desses diferentes estilos, como vemos abaixo: