Visual kei
Musica ou estilo?Na verdade o visual kei e mais que um estilo de musicas ou roupas e um modo de vida onde você: se veste, ouvi as musicas e age de acordo com o movimento.
Kei vem da palavra japonesa: Estilo.
Esse tipo de visual nasceu em 1982, com a banda X-japan, que vinha não somente com um som novo (para os japoneses, pois também era inspirado no movimento rock e vinha entrando em ação nos EUA e na Inglaterra), mas também com um visual totalmente fora do habitual japonês da época, que misturava referencias fortes do rock ocidental com elementos inusitados muito vistos no Japão como: o vitoriano, o gothic, o glam, o punk; e com tudo isso, ainda são adicionados diversas peças com características tradicionais japonesas, que por diversas vezes são customizadas pelos próprios adeptos.
Após a banda (X-japan) estourar no Japão por meados de 1990, surgiram diversas bandas inspiradas no visual e na musica desse ícone japonês.
Esse movimento foi um marco tão grande na historia japonesa, que ate hoje e considerada a “tribo” que apresenta mais adeptos no Japão.
Subgêneros:
Kotevi Kei: Surgiu em Osaka em meados dos anos 90, seria então uma das primeiras vertentes do Visual Kei a serem criadas. Também conhecido como Kote Kei, é o subgênero mais tradicional, e também um dos mais comuns, dentro do Visual Kei, apesar da grande maioria das bandas dessa vertente ainda atuarem como indie (bandas independentes). O estilo é conhecido por dar mais ênfase à presença de palco e ao visual do que à performance musical. Visualmente, o estilo é caracterizado por uma forte androginia, vistosas roupas de couro, vinil e emborrachados, cabelos chamativos e de diferentes cores, sapatos plataforma e maquiagens pesadas, de tons de pele bem pálidas, e batom preto dando destaque principalmente aos olhos e a boca.

Kuro Kei: é caracterizado por bandas com um visual mais obscuro (daí o nome Kuro que vem da palavra japonesa kuroi, que significa: preto), maquiagens não muito exageradas e músicas rápidas, pesadas e sombrias. As bandas Dir en Grey (no início da carreira), e o Madeth Gray’ll são grandes exemplos de bandas Kuro Kei.
Shiro kei: Estilo criado pela banda L’Arc~en~ciel no início de sua carreira, quando se apresentavam com roupas que menos extravagantes, destacando a cor branca(faz referencia a palavra shiroi, do japonês: branco). O Shiro Kei pode ser considerado o contrário do Kuro Kei. Possui sonoridade mais melódica e suave, roupas claras e maquiagens (quando existentes) bem leves. É o gênero menos extravagante do Visual Kei.
Soft Visual Kei: Surgido nos anos 90, o Soft Visual Kei é caracterizado por bandas com pouco apelo visual (tanto nas roupas quanto nas maquiagens). As bandas desse estilo costumam mesclar o rock com elementos da música pop. O gênero faz bastante sucesso entre o público masculino e possui muitas bandas. Alguns dos principais nomes do Soft Visual Kei são Glay, SIAM SHADE e Janne Da Arc.
Glay:
Ate o próximo post que será em breve^.^